quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Desumanidade

É o que acontece quando nos temos de dirigir ao centro de saude para uma consulta.
Começa logo pela marcação da consulta.. "- Tenho consulta para daqui a um mês.." (Felizmente como a minha é para renovação da baixa médica é marcada para os dias seguintes ao término da dita baixa.. tendo em conta que a prorrogação tem de ser entregue à entidade patronal até um máximo de 5 dias depois de a mesma entrar a vigor).. mas também já me sujeitei algumas vezes a ter de esperar um mês por uma consulta..
Depois, a primeira consulta do dia é marcada para as 8:30, e a ultima para as 12:00, com intervalos de 30 minutos, ou seja, são marcadas 8 consultas por dia.. e mais um máximo de 4 vagas..
Depois, a médica chega entre as 10H e as 10:30 (hoje por acaso chegou às 10:40), ou seja 1:30H depois da hora da primeira consulta. A minha que por acaso estava marcada para as 9H foi realizada às 11:30. Convém dizer que podemos sempre chegar antes da hora, mas se chegarmos 30 minutos depois já faltamos à consulta, e a mesma é ocupada por uma vaga.
O que eu por lá costumo ouvir e infelizmente não posso deixar de concordar é que "quem vai lá, mas não por estar doente, acaba por sair nessa condição"
Ora veja-se.. é o centro não de quem está de boa saúde, mas o centro das doenças; é um forno abafado; está sempre a abarrotar na hora das consultas, logo as cadeiras não dão pra metade dos pacientes; e espera-se HORAS pela consulta marcada..
De resto, não sei como funcionam as vagas agora porque já há alguns anos que não vou à procura de uma, sei que cheguei a deslocar-me para o CS às 6H da manhã e já ter à minha frente 2 pessoas.. e não foi por ser maluco, é porque eu precisava mesmo de ser consultado pela médica.. Hoje creio que o sistema mudou e os doentes já só precisam apresentar-se cerca das 8H.
Eu não gosto muito da frase, porque somos nós que construimos o nosso país e aquilo que temos, mas é caso pra dizer.. É o País que temos.
Mal do povo que precisa dos cuidados médicos pelo SNS..
Felizmente pra mim, agora raramente necessito de utilizar esse serviço..

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home